sexta-feira, junho 7

PROJETO DE EXTENSÃO FILOSOFIA EM CENA


Este ano o curso de Filosofia da UCDB está sendo brindado, e eu talvez mais, com o Projeto de Extensão "Filosofia em Cena". Este projeto, que já possui um espaço específico neste blog, é uma parceria entre os cursos de Filosofia e Comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Rádio e TV) nas pessoas dos professores Victor Hugo e Jacir Zanatta especificadamente e abrigam acadêmicos destas duas áreas. A intenção deste projeto de extensão é sobretudo, a partir de um grupo de estudo que estude filosofia e comunicação pelo prisma do cinema, fomentar essa discussão nos âmbitos internos e externos da Universidade.

Tanto o pensamento filosófico quanto a comunicação são áreas essenciais da compreensão humana. Uma depende radicalmente da outra. E por isso, o projeto visa compreender as implicações necessárias destas duas áreas do conhecimento mediante a escolha de teóricos e textos que dão suporte analítico para este tipo de abordagem. Isso não significa que outras compreensões não possam ser atingidas como a estética, a linguagem, a cinematografia etc.

Nossa intenção, a médio e longo prazo, é transformar esse projeto num espaço de promoção de eventos desses dois cursos, ou seja, é promover debates, cafés filosóficos, mini-cursos, aulas para ensino médio, fomentação nos meios eletrônicos (como já está acontecendo agora), produção de textos e jornais, escrita científica, confecção de curta metragens etc. Infinitas são as possibilidades. Cabe a nós, ao sonhar, por os pés no chão e lutar para que este sonho se concretize.

Hoje estamos chegando ao final do primeiro semestre de existência deste projeto. Iniciado no dia 10/04/2013 com um evento de lançamento - um debate interdisciplinar sobre o filme O mundo de Sofia de Gustav Erikson - o projeto caminhou quinzenalmente nas tardes das sextas feiras intercalando conteúdos de filosofia e comunicação. Durante esses meses, muitos acadêmicos saíram e os que ficaram mostram maturidade na sua escolha pelo projeto e a importância da processualidade. 

Nosso último encontro ocorrerá no dia 14 próximo onde fecharemos o semestre assistindo juntos e iniciando um pequeno comentário sobre o filme O Clube do Imperador, dirigido por Michael Hoffman. Nesse encontro, os acadêmicos terão a oportunidade de já mostrar o que já absorveram do semestre. E no próximo semestre continuaremos com nossas discussões. Gostaria de agradecer a todos que acreditaram nesse projeto seminal. De modo especial, à Coordenação de Filosofia e aos acadêmicos que souberam ver valores onde ainda é só sonho...

0 comentários:

Postar um comentário