quarta-feira, abril 29

ADEUS JAPIASSU!


É com pesar que comunico aquilo que a imprensa brasileira não tem a menor preocupação em divulgar: o falecimento do grande filósofo brasileiro Hilton Japiassu. Até agora não vi nenhuma notícia a respeito, a não ser uma nota no Facebook do Dep. Federal do PSOL Chico Alencar. Segundo Alencar, "um recolhimento por não sentir-se bem" o levou aos 81 anos. Seja o que realmente for, a perda é sem sombras de dúvidas sem reparos.

Japiassu, juntamente com Rubens Alves, foi um dos maiores defensores da ciência e, por assim ser, um de seus maiores críticos. Tem dezenas de livros publicados na área da epistemologia, entre eles - que eu uso em minhas aulas de epistemologia - "A crise da razão no Ocidente" uma verdadeira crítica (no sentido forte da palavra) do modelo da racionalidade moderna. 

Maranhense do município de carolina, licenciou-se em Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro, Doutor em Filosofia pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble (França) e Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg (França). E acima de tudo um grande ser humano.

Nossos sentimentos pela perda de nosso companheiro de profissão e pela sua luta por uma integração dos conhecimentos. 

Segue um link sobre sua formação filosófica e seus livros: http://www.sinergia-spe.net/editoraeletronica/autor/069/cur_069.htm.

0 comentários:

Postar um comentário