sexta-feira, maio 1

DIA DO TRABALHADOR: LUTA E LUTO


Esse é um post muito especial! Especial por dois motivos que abaixo quero discorrer. 

Em primeiro lugar é especial, pois, comemoramos o Dia do Trabalhador e, lamentavelmente, essa data - o que não é novidade a ninguém - há anos, não há o que comemorar. Pelo contrário, quanto mais o tempo passa, mais o 1o, de maio se transforma em um dia de "luto" para o trabalhador brasileiro, o que o obriga a continuar lutando pelo seus direitos. Esse ano, infelizmente, o dia do trabalhador tem um dessabor ainda mais amargo. O Brasil conduzido pelo segundo mandato da presidenta, legitimamente eleita pelo povo, resolve, em um ato suicida de, a todo custo, se perpetuar no poder, abandonar o povo e, com isso, entrega o país nas mãos das mentalidades mais perversas que os próprios tucanos: o PMDB.

Esses sovinas, para encurtar a conversa, resolvem ressuscitar velhas discussões anti-trabalhistas e contra o povo brasileiro. Entre elas está a PL4330, que na calada da noite do dia 08 de abril, foi covardemente aprovada pela Câmara dos Deputados. A PL4330 que, entre outras coisas, regulamenta a terceirização é um tiro no peito não só do trabalhador como também na cara da história política desse país. A PL4330 é contra não só o trabalhador, mas o próprio país, é negar tudo o que a história construiu, é simplesmente desprezar que um país não se faz com "gravatinhas" em Brasilia, mas com o suor de muita gente espalhado por aí. 

Outro dessabor, de magnitude bestial contra o trabalhador, foi o massacre dos professores pelos policiais militares em Curitiba a comando do governador tucano Beto Richa. É impensável que a cultura - educação é um dos elementos culturais mais significativos de uma nação - seja tão humilhada e escrachada como ocorreu no Paraná. Será que, ainda sim, o bestalóide que ensina os outros a serem mais bestalóide que ele, será que ele ainda tem razão de defender essa direita burra, truculenta e fascista? Será que essa é a democracia querida pela direita? É isso que os que querem a volta da ditadura militar dizem ser democracia? 

Infelizmente o dia do trabalhador não é um dia de comemoração. É um dia triste e de muita dor, pois não basta ter um dia no calendário se os outros 364 dias do ano mostram o contrário. Não adianta fingir que está tudo bem. Talvez seria melhor mudar o dia do trabalhador para o dia 02 de novembro, seria mais coerente com o que se vive hoje no país. É preciso que o dia do trabalhador seja resgatado pelo trabalhador, pois o que vemos são as várias siglas se levantando e mediando a questão. O que quero dizer é que no dia do trabalhador não vemos o trabalhador falando por si, pelo contrário, vemos os P isso, os P aquilo, as CU isso, as CU aquilo, os Sindicatos etc etc etc.... Minha proposta é que o dia do trabalhador seja o dia do trabalhador e não o dia do "Partido do Trabalhador". Que venha o Sem-terra e não MST, que venha os trabalhadores e não seus respectivos sindicatos. Por que será que essas siglas só lembram do trabalhador no seu dia? O que fazem durante os 364 dias do ano? Eu sou a favor que no dia dos trabalhadores falem os trabalhadores. Deixemos que nosso povo, do seu jeito, sem instrução, sem oratória e retórica, na simplicidade, sem sigla, falar. O povo trabalhador não precisa de sigla, precisa de direitos, precisa ser ouvido.


***


Bem, o segundo motivo em especial desse post é que, hoje, no dia do trabalhador, é também o aniversário desse blog. Há 3 anos que o QG da Coruja está nas redes sociais.... No dia 1o. de maio de 2013, nascia o antigo "Toca da Coruja" que tempo depois, por ver que já existia outro blog com esse nome, foi alterado para o QG da Coruja. Há 3 anos que nosso blog procura ser um espaço de reflexão, cultura e aprendizado, valorizando, sobretudo, reflexões de cunho filosófico. Vários foram os formatos desse Blog, hoje ele procura se concentrar, além de outras coisas, nos estudos filosóficos que faço e ofereço aos meus alunos. Uma novidade que quero anunciar é o espaço "Aula do Dia" que será um canal de comunicação entre eu e meus alunos, em primeiro, mas não impede de ser uma comunicação com todos. Estamos fazendo alguns testes dessa novidade, logo estará funcionando.

Bem pessoal, Dia 1o. de maio, dia do trabalhador, e dia de dar os parabéns para o "QG da Coruja"!
Deixe seu comentário, caso você tenha gostado!   

0 comentários:

Postar um comentário